Nota de pesar do PSOL
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Roseli Faria, militante do PSOL e candidata a deputada federal em 2022.
Servidora pública e economista, Roseli foi uma referência na formulação de políticas públicas e orçamentárias a partir da intersecção de gênero, raça e classe, e também na luta por um Estado comprometido com a justiça social e o desenvolvimento.
À frente da Associação dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento, cumpriu papel decisivo na defesa do serviço público e da democracia, especialmente nos anos de retrocessos do governo Bolsonaro. Também foi pioneira nas comissões de heteroidentificação no serviço público, sua luta garantiu o acesso às cotas de dezenas de pessoas e abriu caminho para a implementação do mesmo modelo nas universidades.
Como mulher negra, abriu caminhos e seguirá inspirando outras mulheres a ocupar espaços de liderança. Roseli foi imensa em tudo o que fez, deixando uma trajetória de coragem, conquistas, amizades e respeito que permanecerá como legado.
O PSOL se solidariza com familiares, amizades e todas as pessoas próximas neste momento de dor. Ao mesmo tempo, expressa profundo agradecimento pela trajetória e dedicação de Roseli, que seguirá como inspiração para tantas lutas.
