Nós, do PSOL DF, declaramos nosso apoio à deflagração de greve dos docentes da UnB, prevista para iniciar no próximo dia 15/04, à greve dos técnicos administrativos da Universidade de Brasília e à greve de professores e técnicos administrativos do IFB.

A greve dos trabalhadores da educação federal demonstra a disposição de luta desse setor em defesa da educação pública, das universidades e dos institutos federais!

A pauta é justa! O governo vem propondo aos servidores da educação reajuste de 0% esse ano, indicando reajuste apenas para 2025. Essa proposta é inadmissível, considerando que as categorias enfrentam perdas salariais reais de mais de 40%.

Os técnicos administrativos recebem o menor salário do executivo federal e o salário inicial dos professores é menor que o Piso Nacional do Magistério, portanto a reestruturação das carreiras é uma necessidade.

Os servidores da educação federal exigem a recomposição dos orçamentos das instituições federais de educação que estão congelados há 8 anos o que inviabiliza o bom funcionamento das universidades e Institutos Federais.

Por isso, estamos do lado dos professores e técnicos administrativos, que entram em greve em todo o país, exigindo valorização e melhores condições de trabalho. Nossa luta é por uma educação pública, gratuita e de qualidade, que seja socialmente referenciada e desenvolva o pensamento crítico.

Viva a luta da educação pública!