5 DE JUNHO – DIA DO MEIO AMBIENTE 🌎

Chega de negacionismo das catástrofes ambientais!

O Dia Mundial do Meio Ambiente dificilmente é uma data a ser comemorada. Hoje, mais do que nunca, destacamos a necessidade urgente em proteger o meio ambiente. Não há como falar de meio ambiente sem denunciar a grave crise climática que vivemos. E não há como denunciar tal crise sem nos voltarmos para o sistema capitalista, que permite que as grandes empresas destruam o meio ambiente e que os mais pobres sofram as consequências. O recente desastre ambiental no Rio Grande do Sul foi um sinal claro dos perigos que enfrentaremos diante das mudanças climáticas ocasionadas pelo aquecimento global.

Para além das evidências científicas, há tempos a natureza têm nos dados um alerta. Não há mais tempo para negacionismo climático, alavancado especialmente pela extrema direita. Para citarmos apenas um exemplo, está em pauta o debate em torno da chamada “PEC das Praias”, que prevê a transferência de parte dos terrenos de marinha para entidades privadas – o que somente aceleraria os profundos danos ambientais através da exploração imobiliária.

Além disso, o DF precisa adotar ações séries na prevenção às catástrofes climáticas e ações que promovam a proteção do meio ambiente, pois a capital do país não está imune às mudanças climáticas: nas últimas décadas, sofremos aumento de temperaturas, redução das chuvas e secas intensas. Já lidamos com grandes alagamentos em várias regiões do Estado, sinais dos eventos extremos à frente. No ano passado, o bioma do Cerrado foi o mais desmatado, revelando um cenário de quase 70% de devastação. No início desse ano, tivemos a maior alta nos casos de dengue, que também são reflexos do aquecimento global – e de uma falta de políticas sérias para lidar com o tema.

O problema dos extremos climáticos é real! Chega de negacionismo da crise climática! A solução está na mudança do sistema, e não do clima!