O Rio Grande do Sul foi atingido por grande temporais nos últimos dias, sendo a maior catástrofe climática da história do estado, reflexo direto das mudanças climáticas ocasionadas pelo aquecimento global.
As chuvas causaram destruições em massa, com cidades submersas, milhares de pessoas isoladas, feridas e desaparecidas. O número de mortos, até a manhã desta segunda-feira, chegava a 83. Estima-se que cerca de 850 mil cidadãos estão sendo diretamente atingidos. uma vez que a maioria dos municípios do estado foram atingidos.
O Brasil inteiro está mobilizado em diversas campanhas de solidariedade, através de arrecadações e doações.
1️⃣ O Emancipa Mulher e o coletivo Juntos! construíram a campanha de solidariedade SOS Chuvas, em parceria com a deputada estadual Luciana Genro e o vereador Roberto Robaina, ambos do PSOL, para prestar solidariedade ativa aos atingidos pelas chuvas.
➡️ Chave Pix: emancipamulher@gmail.com (em nome de Carla Zanella)
2️⃣ A Comunidade APOIA.se e a Cozinha Solidária do MTST se uniram para alimentar as pessoas em meio a situação alarmante das enchentes do RS, garantindo que elas recebam refeições nutritivas em seus territórios.
🔗 https://apoia.se/enchentesrs
➡️ Chave Pix: enchentes@apoia.se
3️⃣ O MST está organizando campanha emergencial para apoiar as vítimas atingidas pelas enchentes no RS – mais de 500 famílias assentadas e produtoras de arroz do MST foram atingidas pela calamidade climática.
🔗 https://apoia.se/sos_mst
➡️ Chave Pix: sos_mst@apoia.se
4️⃣ O @dce.ufrgs está realizando uma campanha de solidariedade para ajudar as pessoas vítimas da enchente.
➡️ Chave pix: pixdceufrgs@gmail.com
Além disso, a Força Aérea Brasileira (FAB) deu início a uma campanha de coleta de roupas, colchonetes, água potável e alimentos. Os itens podem ser entregues na Base Aérea de Brasília, que fica na área militar do Aeroporto Internacional de Brasília, das 8h às 18h.
Toda ajuda é bem-vinda! ✊