Letícia Sousa Curado Melo presente!
Genir Pereira de Sousa presente!

O DF acordou mais triste no dia de hoje. Chegamos em 17 feminicídios no DF somente em 2019. O feminicídio é a instância última de controle da mulher pelo homem. E já passamos da marca das 10 mil ocorrências de violência contra as mulheres. Advogada e moradora de Planaltina, Letícia estava desaparecida desde sexta-feira. Ontem, o cozinheiro Marinésio dos Santos Olinto confessou a morte de Letícia e de Genir. A polícia investiga se há ligação com outros casos.

No caso da Letícia, se houvesse transporte público de qualidade naquela região, não haveria necessidade de uso de transportes irregulares que colocam as mulheres em situação ainda mais vulnerável. Precisamos cobrar do GDF medidas mais eficientes no combate à violência contra a mulher. É importante afirmar que a ausência de políticas públicas contribui para os crimes. Os alarmantes números ainda não foram suficientes para sensibilizar o GDF a implementar uma política de segurança pública capaz de garantir segurança aos moradores do Distrito Federal e às mulheres. O Governo, ao contrário do que a população espera, chegou a vetar a uma lei que obriga as escolas no DF a ensinarem sobre a Lei Maria da Penha! Veto que foi derrubado pela CLDF na semana em que a Lei Maria da Penha completou 15 anos.

Hoje exigimos justiça por Letícia e Genir mas não podemos esquecer que ainda no dia de ontem foi achado o corpo de uma mulher em Vicente Pires que ainda não foi identificado. Também por ela ocuparemos todos os espaços de denúncia e de luta contra a violência. Exigimos, da mesma forma, posicionamento do Governo do Distrito Federal no sentido de apresentar política de segurança pública capaz de garantir segurança à população do Distrito do Federal. Os Órgãos Governamentais precisam dizer quais políticas estão sendo efetivadas para reduzir os números da violência contra as mulheres.

O setorial de Mulheres do Psol-DF manifesta sua solidariedade às famílias de Letícia e Genir. E convoca as mulheres para o ato que vai acontecer amanhã (28), às 17h, na Rodoviária.